4/21/2009

Seminário "Tendências, Cenários e Estratégia - 2ª Edição" (INA, 14 Maio)

Seminário de Formação Avançada "Tendências, Cenários e Estratégia - Scanning, Simulating and Acting" - 2ª Edição, INA, 14 a 23 de Maio de 2009
O Seminário de formação avançada “Tendências, Cenários e Estratégia” (Scanning, Simulating and Acting) nasce de uma questão crítica no mundo actual e da forma como podemos responder a essa interrogação:
Q: Num mundo incerto e imprevisível e onde se têm que tomar decisões estratégicas o que se deve fazer?
R: Realizar o scanning sistemático do ambiente organizacional, explorar futuros alternativos, e ganhar agilidade estratégica.
Neste sentido, este Seminário de Formação Avançada procura integrar de forma dinâmica e participativa (com uma forte componente visual, co-criativa e de “experienciação”) três actividades críticas no mundo actual e respectivas ferramentas:
- o scanning do ambiente organizacional através da exploração de diferentes tipos de abordagens e ferramentas (vd. Horizon Scanning, Análise de Tendências e Inteligência Competitiva);
- a simulação de futuros possíveis através da construção e exploração de cenários contrastados (vd. Scenario Planning and Thinking);
- a agilidade e resiliência estratégica através da exploração de diferentes conceitos e ferramentas estratégicas (vd. Factores Críticos de Sucesso, Balanced Scorecards e Mapas Estratégicos).

1 comentário:

Nuno Guina Garcia disse...

Excelente curso, com excelentes "facilitadores"! Foi pena os participantes (incluindo eu) estarem demasiado focados nas pontas dos icebergs (o que me parece normal em principiantes).